segunda-feira, 25 de julho de 2011

Boletim informativo semanal Cipa SAP - 25/07/2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Boletim informativo semanal Cipa SAP - 18/07/2011

Parabéns Servidores da SAP " Prêmio Proteção é de todos !!!!!!!!!!!!

Prêmio Proteção Brasil divulga 16 cases vencedores de 2011


A 7ª edição do Prêmio Proteção contou com 96 trabalhos inscritos nas 14 categorias disponíveis. Todos foram avaliados por prevencionistas de várias áreas de atuação, que escolheram os 16 vencedores.

Para o jurado Sebastião Ferreira da Silva, técnico de Segurança do Trabalho e diretor do Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo), "num país onde temos número elevado de acidentes, toda ação voltada à prevenção é de grande ajuda". Neste sentido, a premiação é importante para o reconhecimento de empresas que se destacam em Saúde e Segurança do Trabalho, além de ser fonte de ideias para que outras se inspirem nos cases bem-sucedidos e resolvam problemas internos ou externos.

Foram recebidos trabalhos das quatro regiões do país, sendo 49 do Sudeste, 12 do Sul, 22 do Nordeste e 6 do Norte. Cada região, com exceção da Norte - que não teve nenhum case selecionado - terá um trabalho premiado, a ser divulgado durante a solenidade realizada na Expo Proteção 2011, dia 11 de agosto. O vencedor da categoria Melhor Case do Brasil também será revelado no evento.

Além de ser importante para o setor, o Prêmio Proteção também contribui para a melhoria das condições de trabalho dos cidadãos em geral ao incentivar investimentos em SST. "A melhoria na Segurança do Trabalho significa mais qualidade de vida, mais segurança e saúde para os trabalhadores, além de menos custos para as empresas e para o país como um todo", afirmou o técnico de Segurança do Trabalho e consultor Cosmo Palasio de Moraes Jr.

VENCEDORES - 2011

- AÇÕES CORRETIVAS EM SST
Melhor Case: Hospital Márcio Cunha - Ipatinga - MG
Case: Suporte Fisga Caixa
Responsável pelo case: Flávio Rodrigues da Silva


AÇÕES PREVENTIVAS EM SST: Dois cases foram premiados pelo júri nesta categoria. Um será indicado como Melhor Case e outro receberá Menção Honrosa. O resultado final será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011. Os nomes abaixo estão em ordem alfabética:

AGCO do Brasil
Mogi das Cruzes - SP
Case: Quase Acidente: Sempre Segurança
Responsável pelo case: Marcelo Maratazzo Araújo

Baxter Hospitalar Ltda
São Paulo - SP
Case: Programa Revolução em EHS
Responsável pelo case: Patrícia Maria dos Santos


ATUAÇÃO DA CIPA: Dois cases foram premiados pelo júri nesta categoria. Um será indicado como Melhor Case e outro receberá Menção Honrosa. O resultado final será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011. Os nomes abaixo estão em ordem alfabética:

- Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) - Recife - PE
Case: Sistema de Gestão da CIPA
Responsável pelo case: Sandra Lourença da Silva

Construtora Norberto Odebrecht
Camaçari - BA
Case: Campanhas de Conscientização e Ações Preventivas, promovidas pela CIPA
Responsável pelo case: Marcelo Montandon Marçal


- CAPACITAÇÃO EM SST

Melhor Case: Construtora Andrade Gutierrez SA / Obra Replan Off - Site
Paulínia - SP
Case: Programa Motivacional de Desenvolvimento de Liderança - PMDL
Responsável pelo case: Humberto Fernandes Santos


- COMUNICAÇÃO EM SST
Melhor Case: Coordenadoria das Unidades Prisionais do Estado de São Paulo / Secretária da Administração Penitenciária
Campinas - SP
Case: CIPA_SAP: Inovação em Saúde do Servidor Penitenciário
Responsável pelo case: Paulo dos Santos


- ERGONOMIA
Melhor Case: Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Incor)
São Paulo - SP
Case: Intervenção nas Situações de Trabalho em um Serviço de Nutrição Hospitalar
Responsável pelo case: Mitsue Isosaki


ESPAÇO CONFINADO: O júri decidiu não conceder nenhum prêmio nesta categoria


GERENCIAMENTO DE RISCOS: Dois cases foram premiados pelo júri nesta categoria. Um será indicado como Melhor Case e outro receberá Menção Honrosa. O resultado final será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011. Os nomes abaixo estão em ordem alfabética:

Anglo American Brasil Ltda
São Paulo - SP
Case: Metodologia de Gerenciamento de Risco: Um dos Fatores de Sucesso na Busca Pela Visão Zero Lesão
Responsável pelo case: Marco Leandro Arantes

Construtora Andrade Gutierrez / ESPD - Escritório de São Paulo Definitivo
São Paulo - SP
Case: Elaboração do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) para as Unidades de uma Corporação como Indicador de Desempenho em SST
Responsável pelo case: Evanir Armond de Oliveira


HIGIENE OCUPACIONAL: Dois cases foram premiados pelo júri nesta categoria. Um será indicado como Melhor Case e outro receberá Menção Honrosa. O resultado final será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011. Os nomes abaixo estão em ordem alfabética:

- CBTU / STU-Recife (Metrô do Recife) - Recife - PE
Case: Aplicação da Metodologia da Produção Mais Limpa: Estudo em uma Oficina de Pintura do Metrô de Recife
Responsável pelo case: Alexandre Mauro de A. Lima

- Votorantim Metais Zinco Juiz de Fora: Juiz de Fora - MG
Case: Gestão do Programa de Proteção Respiratória (PPR) da Votorantim Metais Zinco Unidade Juiz de Fora/MG
Responsável pelo case: William Geraldo Carvalho


- POLÍTICA DE SST PARA TERCEIRIZADOS
Melhor Case: Constran SA Construção e Comércio - Estrela do Norte - GO
Case: Gestão de Terceiros na Construção Civil Pesada
Responsável pelo case: Paulo Roberto de Souza Junior
POLÍTICA DE SST JUNTO À COMUNIDADE: O júri decidiu não conceder nenhum prêmio nesta categoria


- QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Melhor Case: Consórcio de Aluminio do Maranhão - Alumar - São Luís - MA
Case: Excelência em Gestão de Saúde: Centro de Orientação da Saúde da Alumar para Funcionários e Familiares
Responsável pelo case: José Carlos Sakai Júnior


SEGURANÇA EM ELETRICIDADE: Dois cases foram premiados pelo júri nesta categoria. Um será indicado como Melhor Case e outro receberá Menção Honrosa. O resultado final será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011. Os nomes abaixo estão em ordem alfabética:

- CONSÓRCIO CCPR-REPAR
Araucária - PR
Case: Segurança com Eletricidade
Responsável pelo case: Wilson Loureiro Dias

- Eficaz Engenharia Ltda
Juazeiro do Norte - CE
Case: Segurança em Eletricidade
Responsável pelo case: Manoel Vaz Coelho


TRABALHO EM ALTURA: O júri decidiu não conceder nenhum prêmio nesta categoria

C A T E G O R I A R E G I O N A L

CENTRO-OESTE: O resultado final desta categoria será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011.

NORDESTE: O resultado final desta categoria será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011.

NORTE: Não haverá premiação nesta categoria, pois nenhum trabalho da Região Norte foi selecionado entre os melhores na Categoria Temas

SUDESTE: O resultado final desta categoria será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011.

SUL: O resultado final desta categoria será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011.


C A T E G O R I A N A C I O N A L

MELHOR CASE BRASIL: O resultado final desta categoria será anunciado no dia 11 de agosto na solenidade de entrega do Prêmio, durante a Expo Proteção 2011.

InovaDay: Gestão do Conhecimento e Inovação na Gestão Pública

Boletim informativo semanal Cipa SAP - 11/07/2011


Prevenção da dependência química entre os trabalhadores

Brasília/DF - Em mais uma audiência pública da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas, realizada na tarde de 7 de julho, representantes do Sesi, do Sesc e da Petrobras apresentaram aos senadores experiências e iniciativas bem-sucedidas de prevenção e tratamento de dependência química entre trabalhadores do comércio e da indústria. Conduzida pelo presidente do colegiado, senador Wellington Dias (PT-PI), a reunião também contou com a participação da vice-presidente da subcomissão, senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).

O gerente corporativo de Saúde da Petrobras, Sérgio Antonio Rossato, apresentou as ações desenvolvidas pela estatal por meio da divisão de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde (SMES), cujas atividades iniciaram na década de 1980. Ele explicou que essas ações seguem as orientações e diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Rossato afirmou que a SMES tem programas específicos para tratar do uso, abuso e dependência de drogas lícitas, ilícitas e também de medicamentos. De acordo com as diretrizes internacionais seguidas pela Petrobras, a dependência química é considerada uma doença e assim é tratada.

Prevenção
O gerente da Petrobras informou que a empresa capacita funcionários para que a ideia de prevenção às drogas seja disseminada por todas as áreas e localidades onde a estatal atua. Ele acrescentou que são feitos investimentos em tratamento de dependentes e na reinserção ao trabalho dos recuperados.

As ações da SMES são interdisciplinares e envolvem funcionários, supervisores, gerentes, contratados, estagiários, familiares de trabalhadores e comunidade em geral. Também são mantidos "ambientes livre de tabaco" nas instalações físicas da Petrobras e subsidiárias.

Rossato disse ainda que a empresa promove campanhas como a Semana da Saúde, a celebração do Dia Internacional do Combate às Drogas, atividades de sensibilização para os períodos de Carnaval e férias e também palestras e seminários sobre outros assuntos como a violência no trânsito. Também são feitas campanhas de incentivo à prática de hábitos e alimentação saudáveis.

A assessora técnica da Gerência de Saúde do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Luciana Garritano Barone do Nascimento, expôs as ações promovidas pelo Sesc e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com ela, essas ações de prevenção e combate às drogas são realizadas entre os comerciários e seus familiares e também com a comunidade em geral. Desde 2002 essas atividades contam com parceria da Secretaria Nacional Antidrogas, acrescentou.

Os projetos são desenvolvidos em vários estados do país, tanto em áreas urbanas quanto em rurais e envolvem palestras e campanhas educativas que levam em conta a realidade de cada local.

Parceria
Além disso, CNC, Sesc e Senac promovem em parceria programas de rádio onde o tema drogas é constantemente abordado. Esses programas radiofônicos são disponibilizados para mais de mil rádios comunitárias espalhadas pelo país. O tema álcool e outras drogas também é trabalhado junto a alunos e professores das escolas do Sesc, informou Luciana Barone.

Por sua vez, a gerente da Unidade Estratégica de Resultados de Responsabilidade Social do Departamento Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Rio Grande do Sul, Rosângela Lengler, apresentou aos senadores o Programa de Prevenção do Uso de Drogas no Trabalho e na Família, projeto desenvolvido desde 1994 pelo Sesi e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

Segundo Rosângela Lengler, o programa busca desenvolver uma "cultura de prevenção às drogas" junto aos trabalhadores do setor industrial, com foco também na redução do uso de drogas lícitas como tabaco e álcool. As estratégias envolvem, além da prevenção, pesquisas entre os empregados das indústrias e também tratamento de saúde para os dependentes.

O programa já funciona em 18 estados brasileiros e também em quatro outros países sul-americanos, envolvendo 97 empresas e já contabilizando mais de 216 mil trabalhadores atendidos.

Resultados
Os resultados, segundo a representante do Sesi, são animadores: houve redução em 16% do número de fumantes; diminuição de 12,5% no consumo de álcool; redução de 10% no número de falta de trabalhadores, de 30% nos atrasos e, ainda, diminuição em 34% no número de acidentes de trabalho.

No início da audiência pública, Wellington Dias chamou a atenção para a importância de debates deste tipo e disse que o Brasil já possui cerca de 18 milhões de dependentes químicos de drogas lícitas e ilícitas. Ele também afirmou que outras empresas públicas e estatais como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil deveriam seguir o exemplo da Petrobras nesse campo.

Ana Amélia elogiou as instituições representadas na reunião pelos programas e projetos desenvolvidos e aproveitou para fazer diversos questionamentos acerca da organização dessas iniciativas, dos resultados alcançados e também sobre outros detalhes operacionais, tudo para subsidiar os trabalhos da subcomissão.

A Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, já tem outra audiência pública agendada para o dia 12 de julho. Uma das convidadas será a embaixadora da Suécia no Brasil, que vai explicar as experiências daquele país em relação às drogas.

Fonte: Agência Senado

Via Rápida - Programa de qualificação profissional gratuitos


O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

O programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado em unidades fixas do Via Rápida Emprego localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo e em unidades móveis (carretas) que serão estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

As aulas também serão realizadas nas escolas técnicas estaduais (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas das escolas estaduais, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Emprega São Paulo, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; do Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais. A previsão é atender 30 mil pessoas até o final do segundo semestre de 2011.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo.

Para participar e maiores informações acessar: http://www.viarapida.sp.gov.br/ComoParticipar.aspx

Agente de Segurança Penitenciária, do GIR de SP, é campeão mundial de Jiu-Jitsu



O agente de segurança penitenciária (ASP), Marco Antonio Dib, membro do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) de São Paulo-SP, tem se destacado como lutador de no-gi (jiu-jitsu sem kimono) e jiu-jitsu (de kimono). Dib é faixa marrom e atleta da equipe Brazilian Top Team uma das maiores academias de artes marciais do mundo.

O lutador tem participado de diversas competições pelo Brasil e também em outros países. Entre suas conquistas, Dib foi campeão mundial em 2010 de no-gi na califórnia (EUA) pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Também foi campeão mundial de jiu-jitsu em São Paulo-SP (07/2010) pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). As duas entidades são hoje as principais representantes do esporte.

O ASP foi bi-campeão brasileiro de no-gi (2009/2010) pela CBJJ, no Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro. O ano de 2010 foi muito bom para o atleta, que também foi campeão do circuito paulista na categoria pesadíssimo.

O atleta é instrutor de defesa pessoal, tonfa e algemas, técnicas de imobilização e táticas de intervenção. Também ministra aulas de jiu-jitsu e artes marciais mistas na base do GIR da capital para os operacionais do grupo, funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), alunos da Escola de Administração Penitenciária (EAP) em formação ou especialização, policiais civis, militares e agora, recentemente, para as forças armadas.

De acordo com Dib, “o reconhecimento e procura pelas aulas veio com muita dedicação nas competições realizadas no Brasil e em outros países”, destacou o agente penitenciário.

No início de 2011 o atleta conquistou a vaga para o torneio que será realizado nos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi, no oriente médio. Dib garantiu a vaga tornando-se campeão da seletiva brasileira do Abu Dhabi Projj, em Gramado-RS, na categoria faixa marrom-preta.

O ASP considera essa vitória, juntamente com os mundiais, como suas maiores conquistas esportivas, devido ao elevado nível dos competidores, já que o torneio do Abu Dhabi Combat Club tem seletivas em todo o mundo e somente os campeões e medalhistas podem competir, ou convidados do sheik Mohammed Bin Zaied, dono do País e idealizador do torneio no-gi, considerado o maior do mundo, tanto pelo nível dos competidores quanto pelas premiações.

Conforme o atleta, em qualquer lugar em que for competir, o nome do GIR sempre estará com ele, “no kimono, na camiseta ou short, os patchs do GIR sempre estão à mostra para todos”, afirma Dib. O servidor ressalta que tem orgulho do que faz e não esquece de onde é, pois tem o apoio de todos os componentes do GIR, comandos e operacionais, do coordenador da CCAP, além do reconhecimento da SAP. Por isso, faz questão de levar o nome do GIR onde quer que esteja. O atleta lembra ainda que sua maior inspiração vem de sua mãe.

Dib destaca que tem um projeto de ampliação da academia do GIR da capital para que possa trabalhar com as ASPs femininas e filhos de funcionários em geral. Para ele, as aulas irão proporcionar não somente saber se defender, mas também uma melhor qualidade de vida.

Neste mês de julho, o ASP pretende defender seus títulos e sagrar-se bi-campeão de Jiu-Jitsu no mundial em São Paulo. Na sequência, em novembro, em Long Beach, na Califórnia, e em seguida a busca pelo tri-campeonato brasileiro de no-gi, no Rio de Janeiro, além do panamericano de no-gi que será realizado em Nova Iorque. São esses os focos de conquistas que Dib traçou como metas para 2011.

Entre os apoiadores, Dib conta com a parceria do GIT, da RC3 (do jogador Roberto Carlos), Ethika suplementos, Adts e Sindasp-SP.

Fonte: Carlos Vitolo em http://sindasp.org.br/v3/modules/publisher/item.php?itemid=400
Assessor de imprensa do Sindasp-SP
imprensa@sindasp.org.br

CIPA da CRC realiza 1º Workshop de Recursos Humanos


Veja mais fotos como esta em CIPA - SAP


Em comemoração ao Dia do Profissional de Recursos Humanos (RH), festejado em 03/06, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) promoveu seu 1º Workshop de Recursos Humanos. O evento, ocorrido em 13/06, no auditório da Faculdade Anhanguera Campinas, teve o intuito de homenagear os profissionais do setor, pertencentes às unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), além de promover a integração e confraternização entre os funcionários.

Diversas atividades motivacionais, instrutivas e complementares foram realizadas no decorrer do dia, tais como palestra com o tema "O valor do trabalho das pessoas", ministrada pela psicóloga especialista em RH da Petrobrás, Laura Maria Castilho Dias; palestra sobre drogas lícitas/ ilícitas, apresentada pelo coordenador da Casa Dia de Americana, Eny Melo Ribeiro; atividades laborais com a Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Fabíola Rodrigues Passos e, por fim, a oficina “Resignificando o Ambiente de Trabalho”, prestada pelo Facilitador das Ações Regionais de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida dos Servidores da CRC, Paulo dos Santos.

Também foi destacado o papel estratégico dos RH nas empresas e sua importância na implementação da política de valorização e atendimento ao servidor.

O evento contou com a participação dos diretores e servidores do Núcleo de Pessoal e de representantes da CIPA. “Agradeço a todos pela atenção a nós dispensada. Senti-me muito importante e valorizada por sermos tratados com tanto respeito e dignidade”, disse a servidora do Centro de Detenção Provisório (CDP) de Piracicaba, Ana Maria Soares de Souza.

“Sou grato e sinto-me orgulhoso por ser membro da CIPA”, declarou o profissional do CDP de Americana, Elizeu Santos de Oliveira.

A segurança pública requer melhores condições de trabalho na polícia

Ao expor na ficção mazelas da vida policial que normalmente ficam restritas ao mundo dos quartéis e delegacias, o filme Tropa de Elite, do diretor José Padilha, apresentou nas telas dos cinemas brasileiros uma face tão comum quanto desconhecida da vida policial: a dos problemas de saúde trazidos pelo desgastante trabalho de defesa da segurança pública.

Na história, o protagonista Capitão Nascimento, vivido pelo ator Wagner Moura, dá claros sinais do intenso estresse vivido ao ser designado para chefiar uma equipe com a missão de aplacar a violência no Morro do Turano, no Rio de Janeiro. Cansado e pressionado, o militar passa a consumir remédios contra a ansiedade e a ter problemas no relacionamento com a esposa Rosane (Maria Ribeiro), que pede sua saída do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

A imagem do homem emocionalmente fragilizado pela rotina é um pequeno resumo cinematográfico dos problemas vividos diariamente pelos servidores da linha de frente das forças de segurança pública civis e militares no País. Imersos em uma combinação explosiva de fatores como criminalidade em alta, cobrança da sociedade, salários baixos e jornada dupla de trabalho, os policiais sofrem com os raros investimentos das corporações em equipes de atendimento psicológico e psiquiátrico e na atenção preventiva aos distúrbios mentais.

O quadro se agrava com a incipiente legislação sobre Saúde e Segurança do Trabalho para a função. Por serem funcionários públicos, os policiais não contam com o extenso arcabouço legal que protege a maioria dos postos de trabalho regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão do Ministério da Justiça, realiza um trabalho para tentar criar um conjunto de regras, por exemplo, para o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). A Secretaria, entretanto, não fixa prazo para apresentar o projeto, que precisa de uma "ampla discussão", de acordo com Tatiana Severino de Vasconcelos, coordenadora do Projeto Qualidade de Vida da Senasp.

E você? Quala sua opinião?

Arraiar na Sede da CRC


União, descontração, integração e muita alegria marcaram o 3ª Arraial da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central. O evento, realizado na noite de 01 de julho deste corrente ano, contou com a parceria das unidades do Complexo Campinas/Hortolândia, CDP de Jundiaí, Penitenciária Feminina de Campinas e C.R. de Sumaré e com a participação de Servidores, familiares e convidados.

A festa ocorreu na área de lazer do CPP profº Ataliba Nogueira, quem compareceu pode concorrer a diversos prêmios e ao bingo final de R$ 200,00. “Todo o árduo trabalho organizacional é compensado ao ver a alegria e integração entre todos os Servidores. É gratificante contemplar os servidores virem com seus familiares e amigos se divertirem”, comenta Paulo dos Santos, coordenador da festa.

Durante o ‘arraial’, os participantes puderam saborear gratuitamente cachorro quente, pipoca, algodão doce, Maria mole, batata doce, doce de batata, abóbora e leite, amendoim, paçoca, bolos e quentão. A criançada se divertiu com a cama elástica, piscina de bolinha, pula-pula e muito algodão doce. “Meus filhos estão adorando a festa, eles não saem da pescaria. Nunca vi minha filha comer tanto algodão doce como hoje” relata a festiva Rose.

A luz da tradicional fogueira e muita música ao vivo, entoada pelo grupo “Sabor A +” de Campinas, fora sorteado cinco peças de ¼ de leitoa, uma leitoa inteira e R$ 200,00 reais. Sendo os ganhadores Robson – PIII de Hortolândia, Reginaldo – CDP Hortolândia, Juvelino – PII Hortolândia e Manoel – Coordenadoria (¼ de leitoa); Cidinha – CDP Hortolândia (1 leitoa inteira) e Graziela, Penitenciária Feminina de Campinas, ganhadora dos R$ 200,00. Ao término do sorteio, uma belíssima queima de fogos de artifício pode ser admirada.

Para o próximo ano a comissão organizadora avisa que terá muito mais, “nosso objetivo é sempre melhorar, aguardem que em 2012 teremos muito mais”, finaliza Fabiola Rodrigues.

"Inverno Quente" CRC doa agasalhos a comunidade carente de Hortolândia


A Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central, da Secretaria da Administração Penitenciaria, na pessoa do Sr. Paulo dos Santos, realizou na tarde desta sexta-feira a entrega de agasalhos para o Instituto Cristo é Vida de Hortolândia.

A doação ocorreu no Centro Comunitário do Jardim Boa Vista, sede da instituição e atendeu as necessidades imediatas do bairro, segundo o coordenador e fundador da ONG Pastor Antonio Lopes de Souza.

O Instituto atende em média 40 famílias da comunidade e enfrentava sérias dificuldades neste inverno. “O período do frio é muito delicado para gente, estávamos precisando muito desta doação. A comunidade local é bem carente e diversas crianças e idosos estavam necessitavam deste belo ato” comenta Souza.
O encontro foi intermediado pelo Secretário Administrativo do Conselho Municipal da Assistência Social de Hortolândia, Sr. Marco Antonio Bueno; foram entregues roupas seminovas entre jaquetas, blusas, meias, luvas e cachecóis, num total de 125 peças, coletadas da Penitenciária Feminina de Campinas, Centro de Ressocialização de Sumaré, Penitenciária II de Itirapina e Centro de Detenção de Jundiaí.

A CRC administra 31 unidades prisionais do Estado de São Paulo e pretende continuar com a ação. “Administramos uma quantidade grande de presídios, tivemos a possibilidade de arrecadar uma quantidade significativa de agasalhos nesta campanha e pretendemos estender essas parcerias. Já é a terceira doação que realizamos somente neste semestre, num total de mais de 1.000 peças” comenta Paulo dos Santos.

A ONG está localizada na rua Malva, s/n, e desenvolve trabalhos diários com jovens, crianças e senhoras. Silvana Santana, voluntária do projeto, relata ser gratificante acompanhar a evolução dos trabalhos e das parcerias já alcançada: “Esta doação já tem destino certo, pois todas as tarde desenvolvemos um trabalho com senhoras, elas vem até a associação e confeccionam roupas para serem vendidas e todo o dinheiro vai para elas; nosso objetivo é sempre ampará-las, parte destas roupas será entregue para elas” finaliza.

Sede da CRC promove Campanha de Vacinação para seus Servidores

O Núcleo de Saúde Regional, em parceria com a CIPA da Coordenadoria Regional das Unidades Prisionais do Estado de São Paulo, realizou no dia 22 de junho de 2011 a Campanha de Vacinação Contra a influenza A (H1N1).

Sob a coordenação do membro da CIPA Rosimeire Francisco Kenes e do técnico em enfermagem Edmilson Reis Braga, a vacinação teve por meta a prevenção dos servidores da CRC contra a conhecida gripe suína.

Esta ação atende ao objetivo da 13ªCampanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde de imunizar idosos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e todos profissionais de saúde. “Mesmo tendo sido retirado o alerta de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é muito importante estar sempre prevenindo nossos servidores”, comenta Sr. Arthur Schulz, Diretor Regional de Saúde da CRC.

A vacina produzida é capaz de proteger contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul e teve a adesão total dos 70 servidores da Coordenadoria. “Fico feliz em poder participar desta importante campanha, pois ao contrario do que muitas pessoas inda pensam, a vacina não oferece risco algum. Também participei da campanha de 2010 e não tive nenhuma reação”, comenta o ASP Ronei Soares.

Schulz afirma ser de suma importância que toda a população seja mobilizada, uma vez que a vacina é segura para todos e é uma medida que prevê o bem estar de todos. Os sintomas, quando aparecem, não passam de dores de cabeça e aumento da sensibilidade no local da injeção.

Como estimular a segurança no ambiente de trabalho?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), oriunda da NR5 do Ministério do Trabalho já foi amplamente divulgada no ambiente organizacional. Essa Norma Regulamentadora, por sua vez, está condicionada ao grau de risco, do número de funcionários por estabelecimento e código de atividade econômica da organização. Seu objetivo é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a vida e a saúde dos profissionais. O fruto da NR5 culmina na realização da conhecida Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), um evento obrigatório, segundo a legislação brasileira.
Saindo um pouco do campo jurídico, que merece todo respeito e atenção, sabemos que no dia a dia muitos acidentes de trabalho podem ser evitados quando as pessoas quebram paradigmas e se conscientizam que a vida delas não depende apenas da organização, mas sim do comportamento que elas adotam nas rotinas laborais. Mas como quebrar determinadas resistências e fazê-las abandonar hábitos que praticam insistentemente, muitas vezes, durante anos? A seguir, algumas sugestões que as organizações podem instituir de forma gradual e contínua.

1 - A participação ativa dos gestores é indispensável em qualquer processo de Gestão de Pessoas. Por isso, ao promover reuniões periódicas a liderança pode enfatizar para sua equipe a importância de se respeitar as normas internas de segurança. Inclusive, o próprio líder deve ser o primeiro a cumpri-las e servir de exemplo para os demais profissionais que estão sob sua responsabilidade.
2 - Apresentar estatísticas de acidentes no trabalho, vindas de fontes confiáveis como órgãos governamentais ou mesmo sindicatos é outra estratégia para alertar os colaboradores de que a prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes.
3 - Se possível, a empresa pode formular cartilhas sobre segurança no trabalho e distribuí-las para os funcionários. Alguns exemplares, para fins de consulta, podem ficar em locais estratégicos como refeitórios, recepções ou locais que tenham fluxo significativo de profissionais.
4 - Enfatize em toda ação de prevenção que o acidente de trabalho não vitima apenas o trabalhador. Com ele, também sofrem a família e os amigos que o amam. Isso fará lembrar aos profissionais que suas vidas não são valiosas apenas para eles, mas para muitos e, inclusive, para a empresa.
5 - Mais uma vez, os canais de comunicação interna tornam-se grandes aliados da Gestão de Pessoas. Os murais, os jornais impressos, entre outros, devem regularmente focar assuntos relacionados à segurança no trabalho, lembrando as principais ações a serem adotadas na rotina da empresa.
6 - Há organizações que conscientizam os trabalhadores através de iniciativas motivacionais. Pode-se instituir, por exemplo, uma ação para divulgar o "Amigo da Segurança". Mensalmente um profissional receberia esse título, para estimulá-lo a continuar a aplicar as normas de segurança. O "Amigo da Segurança" pode servir de inspiração para os demais colegas. Para que esse reconhecimento não caia no "esquecimento", a empresa pode presentear o colaborador - que ganhou o título - com uma medalha, um diploma ou uma camiseta com o símbolo da SIPAT.
7 - Profissionais mais experientes geralmente servem de exemplo para quem começa uma carreira. Por esse motivo, uma ação interessante é convidar esses profissionais para serem mentores dos colegas que insistem em pensar que os acidentes só "acontecem com os outros". Trata-se aqui de uma ação "light", onde o mentor ao ver que um colega não utiliza um capacete pode falar de maneira amigável: "João, o capacete está esperando por você. Ele evita dores de cabeça". Todas as orientações surgirão naturalmente, sempre dentro de um clima agradável e de espírito de equipe.
8 - A empresa precisa comemorar cada expediente em que não ocorreu acidente de trabalho. Em um local como o refeitório, pode-se colocar um "placar" que contabilize o número de dias em que todos os profissionais voltaram para suas casas como chegaram: sem sofrerem qualquer tipo de acidente de trabalho.
9 - Caso um funcionário sofra um acidente durante o expediente e por negligência, depois de sua total recuperação, se possível, a empresa pode convidá-lo para dar uma "palestra", um depoimento para seus pares. Ao ouvirem as consequências que o fato causou àquele colaborador, muitos se conscientizarão de que basta apenas um segundo para que algo coloque em risco a integridade física, emocional e a própria vida.
10 - Escute os colaboradores. Uma caixa de sugestões colocada estrategicamente em um local onde o fluxo de pessoas é significativo, geralmente recebe sugestões, dicas e até mesmo "denúncias" de que algo não está bem no ambiente de trabalho, inclusive questões relacionadas à segurança do trabalho. É bom salientar que o sigilo, de quem se manifestou e tomou a iniciativa de "falar" com a empresa, será garantido. Toda informação, principalmente as consideradas graves, precisam ser apuradas com cautela e em curto espaço de tempo.

Veja possíveis consequências da mistura de álcool com remédios

Encontro sobre Futuridade no âmbito da Secretaria de Administração Penitenciária

Servidores da SAP participam do Curso de Brigada de Incêndio

Inovaday - Cidades Inteligentes - Inovação e Qualidade de Vida nas Regiões Metropolitanas


A Secretaria de Gestão Pública, responsável pela implementação do Programa de Gestão do Conhecimento e Inovação, conforme políticas e diretrizes estabelecidas pelo Decreto 53.963/09, promove o encontro mensal de gestores públicos denominado Inovaday .

A agenda de cada Inovaday é constituída de um palestrante especializado em gestão do conhecimento e inovação, a seguir é apresentado um caso de inovação implantado em entidades públicas e finaliza com a demonstração de como usar uma ferramenta gratuita disponível na web 2.0 para apoio a soluções. O tema central das palestras deste ano será: Cidades Inteligentes - Inovação e Qualidade de Vida nas Regiões Metropolitanas.


- Tema da palestra: " TI como instrumento para segurança em áreas metropolitanas: Caso da PM de São Paulo"

- Palestrante: Tenente Coronel PM ALFREDO DEAK JUNIOR

- Caso: "Integração entre PM e Prefeituras"

- Apresentação: Tenente Coronel PM ULISSES PUOSSO

- Caixa de Ferramentas: apresentação de uma ferramenta social para uso imediato por ÁLVARO GREGÓRIO

- População-alvo: Gestores de áreas meio, suporte e fim.

- Dia e hora do evento: 30 de junho, (quinta-feira), às 8h30min.

- Local: Rua Boa Vista, nº 170, Edifício Cidade I, Auditório do Mezanino, Cidade de São Paulo - Centro.

- Certificado: será conferido aos participantes via e-mail após o evento.

- Inscrição: via on line no sitio da Emplasa (http://www.emplasa.sp.gov.br/)

O servidor poderá ainda assistir a Palestra e interagir com os palestrantes, acessando o portal da Rede de Escolas de Governo do Estado de São Paulo, que transmitirá ao vivo pela Internet a partir das 9 horas. Acesse o endereço http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/inovaday

Alterações de Normas Regulamentadoras em 2011

Abaixo são as alterações nas normas regulamentadoras sobre Segurança e Medicina do Trabalho que ocorreram deste o dia 01/01/2011 até o momento:

 

PORTARIA N.º 237, DE 10 DE JUNHO DE 2011 – Altera o item 18.37 e revoga o item 18.32 da Norma Regulamentadora n.º 18, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978. 

PORTARIA N.º 236, DE 10 DE JUNHO DE 2011 – Altera o Anexo II do Quadro II da Norma Regulamentadora n.º 07. 

PORTARIA SIT/MTE N.º 234, DE 9 DE JUNHO DE 2011 – Constitui e estabelece a competência e a composição da Comissão Nacional Tripartite Temática da Norma Regulamentadora n.º 13. 

PORTARIA SIT/MTE N.º 233, DE 9 DE JUNHO DE 2011 – Estabelece a competência e a composição da Comissão Nacional Tripartite Temática da Norma Regulamentadora n.º 12. 

PORTARIA SIT/MTE N.º 232, DE 9 DE JUNHO DE 2011 – Disponibiliza para consulta pública o texto técnico básico de criação de Norma Regulamentadora sobre Trabalho em Altura. 

PORTARIA Nº 231, DE 27 DE MAIO DE 2011 – Designa os membros do Grupo Técnico – GT de elaboração de minuta de texto técnico básico para Norma Regulamentadora de Trabalho em Altura 

PORTARIA Nº 225, DE 19 DE MAIO DE 2011 – Designa os membros que compõem o Grupo de Trabalho Tripartite – GTT da Norma Regulamentadora n.º 20 

PORTARIA N.º 230, DE 27 DE MAIO DE 2011 – Altera a composição da Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP. 

PORTARIA N.º 228 DE 24 DE MAIO DE 2011 – Altera a Norma Regulamentadora n.º 19. 

PORTARIA N.º 226 DE 24 DE MAIO DE 2011 – Designa os membros do Grupo de Estudos Tripartite sobre Abate e Processamento de Carnes e Derivados. 

PORTARIA N.º 229, DE 24 DE MAIO DE 2011 – Altera a Norma Regulamentadora n.º 26. 

PORTARIA N.º 227, DE 24 DE MAIO DE 2011 – Altera a Norma Regulamentadora n.º 25. 

PORTARIA Nº 916, DE 10 DE MAIO DE 2011 – Dispõe sobre a concessão do Certificado de Porte Federal de Arma de Fogo e sobre o exercício do direito ao porte de arma de fogo pelos servidores integrantes da carreira Auditoria–Fiscal do Trabalho. 

PORTARIA SIT nº 224/2011–DOU: 10.05.2011 – Altera o item 18.14 e o subitem 18.15.16 da Norma Regulamentadora nº 18, aprovada pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978. 

PORTARIA Nº 223, DE 6 DE MAIO DE 2011 – Altera o Quadro II da Norma Regulamentadora n.º 07. 

PORTARIA Nº 222, DE 6 DE MAIO DE 2011 – Altera o item 8.3.6 da Norma Regulamentadora n.º 08 – Edificações. 

PORTARIA Nº 221, DE 6 DE MAIO DE 2011 – Altera a Norma Regulamentadora n.º 23. 

PORTARIA Nº 220, DE 6 DE MAIO DE 2011 – Constitui Grupo Técnico sobre Trabalho em Altura. 

PORTARIA Nº 219, DE 6 DE MAIO DE 2011 – Constitui Grupo de Trabalho Tripartite da Norma Regulamentadora n.º 20. 

PORTARIA Nº 218, DE 6 DE MAIO DE 2011 – Constitui Grupo de Estudos Tripartite sobre a Atividade de Abate e Processamento de Carnes e Derivados. 

PORTARIA Nº 209, DE 4 DE MAIO DE 2011 (DOU de 05/05/2011, Seção I, pág. 92) – Altera as Portarias SIT nº 121/2009 e nº 126/2009, prorroga o prazo de validade de Certificado de Aprovação de Equipamentos de Proteção Individual – EPI e dá outras 

PORTARIA Nº 754, DE 20 DE ABRIL DE 2011 – Altera a Portaria nº 2.092, de 2 de setembro de 2010, que criou o Conselho de Relações do Trabalho – CRT. 

PORTARIA N.º 207, DE 11 DE MARÇO DE 2011 – Dispõe sobre os procedimentos de cadastramento de empresas e instituições previsto no Anexo 13–A (Benzeno) da Norma Regulamentadora n.º 15, aprovada pela Portaria MTb nº 3.214, de 1978. 

PORTARIA N.º 271, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011 – Divulga os resultados do desempenho da fiscalização do trabalho alcançados no período de janeiro a dezembro de 2010. 

PORTARIA N.º 270, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2011 – Fixa as metas institucionais globais da Auditoria Fiscal do Trabalho para o exercício 2011. 

PORTARIA N.º 205 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2011 – Altera as Portarias SIT n.º 121/2009 e 126/2009. 

PORTARIAS DE 8 DE FEVEREIRO DE 2011 – Nomear RINALDO MARINHO COSTA LIMA, para exercer o cargo de Diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, código DAS 101.5. 

PORTARIA N.º 203, DE 28 DE JANEIRO DE 2011 – Altera o Anexo 13–A (Benzeno) da Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades e Operações Insalubres). 

RETIFICAÇÕES DE 31 DE JANEIRO DE 2011 – Portaria nº 201 – NR 18 

PORTARIA Nº 202, DE 26 DE JANEIRO DE 2011 – Altera a Norma Regulamentadora n.º 22. 

PORTARIA Nº 201 DE 21 DE JANEIRO DE 2011 – Altera a Norma Regulamentadora 18 

PORTARIA N.º 200 DE 20 DE JANEIRO DE 2011 – Aprova a Norma Regulamentadora n.º 34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval). 

PORTARIA Nº 199, DE 17 DE JANEIRO DE 2011 – Alterar a Norma Regulamentadora n.º 3. 

PORTARIA N.º 40, DE 14 DE JANEIRO DE 2011 – Disciplina os procedimentos relativos aos embargos e interdições. 

RETIFICAÇÕES DE 10 DE JANEIRO DE 2011 – Portaria nº 197 – NR 12 

PORTARIAS DE 7 DE JANEIRO DE 2011 – Nomeação Vera Lúcia Ribeiro de Albuquerque para Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE 

PORTARIA Nº 198 DE 06 DE JANEIRO DE 2011 – 1º Os Certificados de Aprovação – CA dos seguintes Equipamentos de Proteção Individual – EPI terão sua validade prorrogada.

 

Arquivo com as legislações na íntegra: Alterações das Normas Regulamentadoras em 2011.docx

Dia Mundial do Doador de Sangue

Doar sangue não dói, é rápido e salva muitas vidas. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação acontece imediatamente após a doação.


O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.

Um simples gesto pode salvar a vida de muita gente:
Tem sempre alguém esperando sua doação. Não cruze os braços para esse problema. Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e você salva muitas vidas. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, ela precisa de você! A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Em uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas! Neste momento você também receberá informações e poderá tirar todas as suas dúvidas.

Condições básicas para doar sangue:
- Sentir-se bem, com saúde;
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
- Ter entre 18 e 65 anos de idade;
- Ter peso acima de 50Kg.

Recomendações para o dia da doação:
- Nunca vá doar sangue em jejum;
- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
- Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
- Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Quem não pode doar?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
- Mulheres grávidas ou amamentando;
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
- Usuários de drogas;
- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O que acontece depois da doação?
O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O que acontece com o sangue doado?
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Onde doar
Você pode doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado.
As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis.
Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado

Grupo sanguíneo AB: Indivíduos têm tanto antígenos A quanto B na superfície de suas RBCs, e o soro sanguíneo deles não contem quaisquer anticorpos dos antígenos A ou B. Assim, alguém com tipo de sangue AB pode receber sangue de qualquer grupo (com AB preferível), mas só pode doar sangue para outros com o tipo AB.
Grupo sanguíneo A: Indivíduos têm o antígeno A na superfície de suas RBCs, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno B. Assim, uma pessoa do grupo A pode receber sangue só de pessoas dos grupos A ou O (com A preferível), e só pode doar sangue para indivíduos com o tipo A ou AB.
Grupo sanguíneo B: Indivíduos têm o antígeno B na superfície de seus RBCs, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno A. Assim, alguém do grupo B pode receber sangue só de indivíduos de grupos B ou O (com B preferível), e pode doar sangue para indivíduos com o tipo B ou AB.
Grupo sanguíneo O (significando zero): Indivíduos não possuem antígenos nem A ou B na superfície de suas RBCs, mas o soro sanguíneo deles contêm Imunoglobulina M com anticorpos anti-A e anti-B contra os grupos antígenos A e B. Portanto, alguém do grupo O pode receber sangue só de alguém do grupo O, mas pode doar sangue para pessoas com qualquer grupo ABO (ou seja, A, B, O ou AB). Se qualquer um precisar de uma transfusão de sangue em uma emergência, e se o tempo necessário para processar o recebedor do sangue causaria um atraso prejudicial, o sangue 0- (O Negativo) pode ser emitido.

Veja a lista de hemocentros no Brasil
Veja a lista de Secretarias de Saúde no Brasil

GIR da Capital promove 1º Seminário de Cão Penitenciário

A capacitação reuniu também a Marinha do Brasil, Polícia do Exército, Polícia Federal, Grupo de operações com cães do Rio de Janeiro e Guarda Civil de Bragança Paulista.

A Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann” (EAP) e o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Capital promoveram o 1º Seminário de Cão Penitenciário para servidores da Secretaria de Administração Penitenciária e convidados. Entre os dias 28 e 31/5, os profissionais de diversas unidades prisionais da Secretaria, juntamente com seus cachorros participaram de treinamentos específicos de atuação com cães de ataque. Também participaram corporações, como Marinha do Brasil, Polícia do Exército (2º BPE de Osasco), Polícia Federal de Campinas, Grupo de operações com cães (GOC) do Rio de Janeiro e Guarda Civil Municipal (GCM) de Bragança Paulista. O encontro aconteceu na Base Operacional do GIR, na capital paulista, que possui modernas instalações, além de espaço específico de canil.

Durante os dias de seminário, os 24 participantes e seus cães ficaram alojados no local, onde participaram de treinamentos de especialização na técnica de ataque denominada “Mondio Ring Sport” que, segundo o instrutor Jeferson Porto de Oliveira, consiste em desenvolver as capacidades dos animais, de acordo com o comando de seus respectivos condutores, levando-se em conta o preparo físico, a coragem e a obediência. “No método tradicional, o cão só morde na manga do treinador”, explica Oliveira.

Nesse método são desenvolvidas habilidades de ataque e imobilização, ideais para cães policiais, onde o animal pode efetuar a mordida em diferentes partes do corpo, o que proporciona melhores alternativas de imobilização. “O objetivo é aprimorar e unificar a forma dos condutores colocarem seus cães em atividade tática. O grande problema encontrado e que se tenta corrigir é a mordida do cão, para que seja forte e segura, sem a necessidade do cachorro morder em várias partes do corpo de quem deve ser imobilizado”, acrescenta.

A cerimônia de encerramento aconteceu na sede do GIR, onde os participantes receberam os certificados, entregues pelo comandante da corporação, Vanderlei César de Assis (Grupo de Intervenção Rápida – 4), da Coordenadoria dos Estabelecimentos prisionais de São Paulo e Grande São Paulo (CCAP) e pelos coordenadores de cursos da EAP, Fabiano Doretto Pagioro e Reinaldo Cruz Rodrigues. “Foi uma grande emoção para todos nós, porque nossas expectativas foram superadas. Confesso que fiquei especialmente satisfeito, por ter sediado esse encontro tão proveitoso os profissionais da SAP e das demais corporações que participaram do curso”, elogiou Assis.

O GIR
Com o aumento da população carcerária e a necessidade de se realizar, cada vez mais, revistas nas unidades prisionais, a SAP criou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), para dar apoio aos demais ASPs nas ações que exigem maior cautela e segurança. Esses homens atuam em motins, rebeliões, remoções internas de presos, localização de telefones celulares, drogas e outros objetos não permitidos no interior dos presídios.

Criado em maio de 2004, através da Resolução SAP 69, pelo diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, Marcio Coutinho, o grupo atua com armamento não letal e usa munição de borracha, equipamentos de proteção balística, bombas de efeito moral, entre outros aparatos de contenção, que tornam o GIR um verdadeiro pelotão de elite dentro da SAP.

Para ingressar no Grupo é preciso, antes de tudo, ser Agente de Segurança Penitenciária (ASP) ou Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP); ter aptidão, vocação, além de se submeter a rigorosos testes e treinamentos aplicados pela Escola de Administração Penitenciária, em parceria com a Polícia Militar.

Outra etapa da seleção inclui conduta ilibada, não apresentar registro de falta funcional e passar por um período experimental de seis meses, onde são permanentemente avaliados.

Célula de Intervenção Rápida
Fundamentada no trabalho desenvolvido pelo GIR, a Resolução SAP nº 155, instituiu as Células de Intervenção Rápida (CIR), no âmbito das unidades prisionais. São grupos menores (até seis componentes por turno) e seus integrantes atendem aos mesmos requisitos estabelecidos para os do GIR.

Participantes GIR SAP
Gilson dos Santos Soares
Renato Rudinei Botoni
Cristiano Alex Sampaio
Edo Luiz Contrera Rodrigues
João Paulo Pasquarelli
Marcelo Marques Vieira
Robson Ferreira Sulivan
Marcio Abdala
Aelson de Araújo
Cesar Augusto Lima
Rodrigo César Ferreira Benedito
Rodrigo Sérgio Decati
Ivanildo de Souza
Antonio dos Santos Filho
André Luiz da Silva
Gustavo Doto Duarte
Jarbas Ferreira de Lima

Coonvidados
Renato Antonio de Souza GCM Bragança Paulista
Pedro Aparecido Dalarme GCM Bragança Paulista
Criton Gonçalves de Melo Polícia Federal Campinas
Lucia Helena Pimentel Rangel GOC Rio de Janeiro Grupo de Operações com Cães
Alexander Penna dos Santos GOC Rio de Janeiro Grupo de Operações com Cães
Diego Corrêa Cantarin da Silva Marinha do Brasil
Renato Alexandre da Silva Marinha do Brasil
Juliano Farias de Oliveira 2º BPE de Osasco Policia do Exército
Augusto Guilherme Ferreira Irineu 2º BPE de Osasco Policia do Exército

Núcleo de Saúde do Servidor da SAP promove palestra sobre tabagismo

Cerca de 80 funcionários acompanharam as explicações da pneumologista Maria Vera Cruz de Oliveira



A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário – Núcleo de Saúde do Servidor (NSS) continua lutando para que seus funcionários tenham mais qualidade de vida.

Pensando nisso, mais uma palestra foi proferida pela pneumologista Dra. Maria Vera Cruz de Oliveira, sobre “Tabagismo – Prevenção e Tratamento”. No dia 6/6, às 14h30, no auditório da SAP, reuniram-se cerca de 80 servidores, na maioria – fumantes.

O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.

Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doença cérebro-vascular. Outras doenças também relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

Dados estatísticos demonstram que em São Paulo, apesar de 1/5 da população ser tabagista, cerca de 70% gostariam de parar e com a implantação da Lei antifumo, aumentou a demanda de pacientes em busca de tratamento. Na SAP a situação não está muito diferente, vários funcionários desejam parar de fumar, mas, precisam de tratamento.



“Nesse primeiro momento estamos trabalhando a conscientização dos malefícios do tabagismo”, esclarece a diretora do NSS - Iracema Costa Jansson, no entanto entraremos em momento oportuno com o trabalho medicamentoso, além de acompanhamento terapêutico.

Como diz Allen Carr em seu livro “O método fácil de parar de fumar”: ... por que é tão fácil abandonar outros hábitos (alguns deles muito agradáveis) , enquanto é tão difícil se livrar de um que tem gosto horrível, custa uma fortuna e nos mata. Acrescenta ainda que intoxicamos sistematicamente os nossos pulmões com substâncias cancerígenas que vão, aos poucos, entupindo e envenenando nossos vasos sanguíneos.

Com isso, a cada dia diminui o oxigênio que é levado aos nossos músculos e órgãos, o que os deixa cada vez mais letárgicos. E assim nos condenamos a uma vida inteira de sujeira, mau hálito, dentes amarelos, roupas queimadas, cinzeiros imundos, sem falar no odor asqueroso do tabaco. É toda uma existência de escravidão.
Pense nisso!


Veja mais fotos como esta em CIPA - SAP