quinta-feira, 15 de abril de 2010

InovaDay - 16/04/2010

O inovaDay é um encontro mensal de quem pensa governo e sociedade de forma criativa, daqueles que buscam com aqueles que compartilham soluções para um governo inovador. Esses encontros servem para fortalecer a cultura de inovação, dentro do Programa de Gestão do Conhecimento e Inovação, iniciativa criada pelo Decreto 53.963

Em cada inovaDay você conhecerá palestrantes especialistas em gestão do conhecimento e inovação, poderá interagir com quem viveu casos de inovação em empresas e no governo e descobrirá ferramentas gratuitas para apoio a soluções. Além disso, o inovaDay é um ambiente de troca presencial de experiências do governo de São Paulo, onde os interessados em compartilhar conhecimento encontram espaço para abrir a mente e seus projetos com seus pares.

O inovaDay estimula as iniciativas setoriais na cultura da inovação, promovendo esses encontros mensais com objetividade e conteúdo focado em novas formas de melhorar e prestar serviços, de rever processos de trabalho e de contribuir para uma nova mentalidade governamental.

.


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Você foi feito para brilhar

Coordenadoria Central promove palestra de motivação para seus funcionários



Você conhece as 11 principais habilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal? Pois assistentes técnicos, diretores e representantes das comissões internas de prevenção de acidentes (CIPAs) das 30 Unidades Prisionais da Região Central do Estado (CRC) aprenderam sobre isso e muito mais na palestra “Você foi feito para brilhar”, ministrada por José Domingos Zanco. Além deles, participaram os agentes de segurança mais velhos e o com mais tempo de casa de cada unidade prisional da região.

A iniciativa foi uma promoção conjunta da CRC, do Centro de Detenção Provisória de Piracicaba e da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI) e foi realizada no dia 11/03 à tarde na Câmara Municipal daquela cidade. Compareceram ao evento 130 pessoas, entre servidores da SAP e público em geral.

Zanco é administrador de empresas, técnico em segurança do trabalho e consultor organizacional desde 1982; autor de vários livros ele já atendeu mais 980 instituições com palestras e cursos. Embora tenha sido a primeira vez que se apresentou para funcionários de unidades prisionais, o palestrante já falou para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, além de policiais civis do Estado de São Paulo.

Segundo Paulo dos Santos, facilitador de Ações Regionais de Promoção e Qualidade de Vida e Saúde do Servidor da CRC, a palestra foi promovida dentro de uma política de valorização profissional, com o objetivo de criar um momento de integração e troca de experiências, trazendo um tema interessante para novos conhecimentos e reflexão, tanto no papel pessoal, como no profissional.

Ainda de acordo com Santos, a iniciativa foi bem recebida. “Pela satisfação de estarem participando do evento, revendo amigos e aprendendo coisas novas”, enumera. Para ele, o profissional da CRC rememora o contentamento dos presentes, especialmente dos mais antigos. Como disseram alguns dos participantes: “Lembraram dos velhinhos”.

O facilitador ainda ressalta a excelência da abordagem do tema, que leva à reflexão sobre importância de ser feliz no trabalho. “As mudanças são necessárias mas tem que começar com você”, adverte

I Encontro sobre Ações de Valorização dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dia D - Campanha de Vacinação da Gripe A - Influenza H1N1


Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP





Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dia da Atividade Física


Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP



Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Funcionários da Sede da SAP contam com serviços de orientação nutricional e clínico geral



Proporcionar bem-estar e uma vida mais saudável ao corpo funcional da Secretaria Administração Penitenciária (SAP) é prioridade do Núcleo de Saúde do Servidor (NSS). Além das aulas de yoga, tai chi chuan e ginástica laboral, agora os funcionários contam com serviços de orientação nutricional e atendimento de um médico clínico geral e especialidades médicas que estão disponíveis na sede da pasta em dias específicos da semana.

Com o objetivo de proporcionar mais conforto aos servidores que necessitam de avaliação médica de urgência no local de trabalho e, se necessário, encaminhamento para outras especialidades, inclusive nutrição,todas as segundas e quartas-feiras, o médico Dr. José Gustavo Breda presta serviços no período da tarde.

Com a mesma finalidade, desde o dia 25 de março, o Serviço de Orientação Nutricional entrou em vigor para aqueles que se interessam em obter melhor qualidade de vida através de uma boa alimentação e outros hábitos saudáveis.

Os atendimentos são por agendamento voluntário (hipertensos, diabéticos, obesos ou com taxa de colesterol e triglicerídeos elevados) ou por encaminhamento feito pelos profissionais de saúde.

"Alimentação saudável e prática de exercícios são fundamentais na prevenção de doenças. E o NSS está promovendo essas ações, para que todos participem. É possível viver mais e com melhor qualidade de vida", adverte a diretora do NSS, Iracema Costa Jansson.

Ocorreu na quarta-feira 31/03, no auditório da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), uma manhã de palestras destinadas, sobretudo, a saúde da mulher. "A Importância da atividade física para a Mulher" e "A Saúde do Coração da Mulher" serão os temas abordados, respectivamente, pelo médico do Serviço de Ortopedia e Traumatologia e Grupo de Medicina do Esporte e Exercício, Samir Salim Daher e Lilton Rodolfo Castellan Martinez, médico do Serviço de Cardiologia e do Grupo de Dislipidemias, ambos do Hospital do Servidor Público Estadual.

Apesar de tratar temas relacionados ao bem-estar da mulher, a diretora do NSS espera contar também com a presença masculina e ressalta que os homens podem ser agentes colaboradores e transmitir as informações que serão abordadas. “O que for dito servirá para esposas, mães, filhas, irmãs e namoradas”, lembra.

Grupo de intervenção rápida (GIR) recebe menção no Prêmio Mário Covas

A iniciativa foi inspirada em brigadas de incêndio adotadas nas empresas privadas





O programa Grupo de Intervenção Rápida, desenvolvido pelo Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, instituição ligada à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, foi agraciado com menção honrosa no Prêmio Mário Covas, na categoria Inovação em Gestão. Formado por agentes de segurança penitenciária, o objetivo do grupo é resolver conflitos no sistema carcerário.

Criado em agosto de 2001, sua inspiração veio das brigadas de incêndio existente na iniciativa privada. Entre outras atribuições, tem a função de prestar o primeiro combate a rebeliões, promover a apreensão de armas, remoção de lideranças negativas e localizar túneis no interior dos presídios.

Com treinamento tático baseado em ações do Exército e da Polícia Militar, o grupo é preparado para contenção de tumultos em ambientes fechados, utilizando-se de armamento não letal e equipamento como capacetes, coletes e escudos.Desde a criação do Grupo de Intervenção Rápida, há nove anos, o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba não registra fugas, homicídios ou rebeliões.

Dezessete meses antes, o presídio havia computado 19 homicídios, 114 fugas e três rebeliões, numa delas, inclusive, com morte de servidor.

Em razão do sucesso da iniciativa, a Secretaria da Administração Penitenciária criou outros oito grupos semelhantes para atuarem nos presídios paulistas. Na Capital e Grande São Paulo, existe um grupo; no Vale do Paraíba e Litoral, dois; na Região Central, dois; na Região Noroeste, um; e Região Oeste, 2.

A medida beneficiou a sociedade, que se livrou de conviver com os conflitos no interior das unidades prisionais, e os presos, poupados dos violentos confrontos com a tropa de choque da Polícia Militar - frequentemente chamada para manter a ordem nos casos de motins.

Prêmio Mário Covas
O Grupo de Intervenção Rápida foi um dos sete projetos agraciados com menção honrosa no Prêmio Mario Covas, instituído com o objetivo de valorizar as boas práticas de gestão públicas. O prêmio, entregue nesta terceira-feira na Sala São Paulo, na capital, é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Pública, realizada por meio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que tem o apoio da Fundação Mario Covas. O Prêmio foi instituído pelo decreto nº 49.191, em novembro de 2004. Nas cinco primeiras edições concorreram 1.013 projetos, sendo 246 finalistas e 52 premiados.



Pronasci abre adesão ao Projeto Qualidade de Vida dos Profissionais de Segurança Pública e Agentes Penitenciários

A Instrução Normativa do Ministério da Justiça GM/MJ nº 1, de 26 de fevereiro de 2010, institui o Projeto Qualidade de Vida dos Profissionais de Segurança Pública e Agentes Penitenciários, com o objetivo de implementar políticas de qualidade de vida, bem-estar, saúde, desenvolvimento pessoal, exercício da cidadania e valorização desses profissionais (DOU de 12/3/10, MJ, pág. 41).

Para aderir voluntariamente ao Projeto Qualidade de Vida dos Profissionais de Segurança Pública e Agentes Penitenciários no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), os Estados, o Distrito Federal e os municípios celebrarão convênios de cooperação federativa, em que serão estipuladas as ações enumeradas pela instrução normativa, sem prejuízo do disposto na legislação aplicável e do pactuado no respectivo instrumento de cooperação.

Palestra de Motivação aos servidores(as) Penitenciários

A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central do Estado, em parceria com CDP e Associação Comercia de Piracicaba, realizou neste dia 11 de março das 13 às 17 horas na Câmera Municipal, palestra “Você foi feito para Brilhar” com o palestrante J.D Zanco de Americana.

Participaram do evento Assistente Técnicos da Diretoria, Diretores de Trabalho e Educação e Diretores AEVPs, Representantes CIPAs, e Agentes Segurança mais antigo e o mais velho das 30 Unidades Prisionais Região Central do Estado. O Palestrante destacou a importância de ser feliz, na organização do trabalho e fazer parte na organização para o crescimento do todo e também 11 principais habilidades para seu desenvolvimento profissional e pessoal e busca do sucesso.