quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Festas a todos

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Prêmio Incentivo - CRC

Aconteceu no dia 03 de dezembro de 2009 das 16 horas às 20 horas, no Anfiteatro da Câmara Municipal de Campinas, a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Incentivo 2009 - CRC, organizado pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central do Estado.



Este evento premiou boas práticas dos servidores bem como aquelas que colaboraram com o desenvolvimento de atividades no âmbito Penitenciário, como forma de reconhecimento e agradecimento, sendo que a premiação dividiu-se em três categorias (Colaborador Emérito, Mérito Administrativo e Mérito Funcional).



O evento contou com a presença dos servidores penitenciários, autoridades, colaboradores e a comunidade.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Prêmio Incentivo - CRC - 2009

sábado, 21 de novembro de 2009

Intercipas - CRC

sábado, 14 de novembro de 2009

Convivendo com a Diabetes


Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP

Dia Mundial do Diabetes - Cartilhas de Prevenção





terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dia mundial do Diabetes

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

SP debate saúde de agentes penitenciários em encontro na capital

Encontro discutiu ações de prevenção de acidentes e incidentes nas unidades prisionais





O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária com apoio do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), realizou o II Simpósio de Saúde do Servidor do Sistema Penitenciário na capital paulista nesta quinta-feira, 5. A finalidade do evento é compartilhar práticas de prevenção de acidentes e incidentes e discutir as condições estressantes a que estão expostos os servidores do sistema penitenciário paulista.

Participaram do evento o secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Lourival Gomes, o secretário adjunto de Gestão Pública, Marcos Antônio Monteiro, o Coordenador de Saúde do Sistema Penitenciário, Paulo César Sampaio, e o Superintendente do Iamspe, Latif Abrão Júnior.

Realizado no Hospital do Servidor Estadual (HSPE) em São Paulo, o encontro recebeu cerca de 450 pessoas, entre servidores, diretores e profissionais da área da saúde do Estado. Pelo menos dois funcionários - sendo um da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - de cada uma das 146 unidades prisionais do Estado de São Paulo estiveram presentes. Depois, esses servidores que participaram do evento serão responsáveis por transmitir os assuntos discutidos no encontro para os outros funcionários das unidades prisionais.

"Este é o primeiro evento relacionado à saúde que participo. Percebo que os ecncontros estão muito melhores e os profissionais que ministram as palestras estão mais preparados para abordar determinados assuntos. Quanto mais cursos, melhor", diz o agente penitenciário César Augusto Rubin, do Centro de Detenção Provisória de Serra Azul, cidade próxima a Ribeirão Preto. "Trouxe uma câmera fotográfica para registrar as palestras porque, quando chegar, vou montar uma apresentação para mostrar o que vimos para os outros funcionários", diz o servidor, que há seis anos exerce a função.



Ao todo, foram realizadas duas palestras - "Valorização do Potencial Humano", com a psicóloga Claúdia Vieira Carnevalle, e "Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT", com a médica Miriam Matsura Shirassu -, uma peça teatral e uma exposição sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Saúde do Servidor. "Queremos sempre discutir e avaliar as condições de saúde dos servidores. Recebemos relatórios das unidades regionais regularmente, mas só sabemos realmente como eles se sentem quando recebemos os funcionários", afirmou a diretora do Núcleo de Saúde do Servidor da SAP, Iracema Costa Jansson.

Recentemente, a SAP colocou em prática um programa piloto de incentivo às atividades físicas na Grande São Paulo e em algumas cidades do interior. Os servidores são convidados a fazer aulas de ioga, tai chi chuan e ginástica laboral para reduzir o estresse e melhorar o ambiente de trabalho. Outra mudança ocorreu no apoio médico especializado. Nos últimos anos, a SAP ampliou a contratação e fechou novas parcerias com psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais em todo o Estado para acompanhar os agentes penitenciários interessados. "A gente mantém um trabalho de prevenção, sobretudo quanto às questões relacionadas ao estresse a que os servidores estão sujeitos. Qualquer boato pode causar uma instabilidade emocional no agente", explicou a diretora.



Fonte: Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

II Simpósio de Saúde do Servidor Penitenciário

O Núcleo de Saúde do Servidor com apoio da Escola da Administração Penitenciária realizará o II Simpósio de Saúde do Servidor Penitenciário, no dia 05/11/2009 das 08:00hs às 17:00hs, no Anfiteatro "A' do Hospital do Servidor Público Estadual, sito a rua Pedro de Toledo, 1800 - 15 ª andar, Ibirapuera.
Abaixo a programação:



Prestigiem.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Programa Prevenir Apresenta: Alimentação Saudável na Administração Pública



Realizado no dia 15 de outubro o II Seminário Temático Estadual de Promoção e Proteção à Saúde do Trabalhador: Alimentação Saudável na Administração Pública.
Confira as apresentações realizadas nas mesas de discussão sob a coordenação da Dra. Miriam Shirassu – Diretora do Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor – Prevenir IAMSPE:

Programa e ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e sua interface com a área da saúde Milene Gonçalves Massaro Raimundo – Dir. Tec. De Divisão do Centro de -Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Codeagro/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo


Apresentação Qualivida -




A atuação do gestor na promoção da alimentação saudável Fernando Padula Novaes – Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação


Apresentação PROMOÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR v2 -



A experiência em alimentação e nutrição aos usuários do HSPE: alimentação saudável para portadores de doenças crônicas Gislene Malta - Nutricionista Encarregada do Atendimento Clínico – HSPE-IAMSPE


TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA - Gis -



Aprendendo avaliar seu peso e como deve ser uma alimentação saudável Adriana Lúcia Van – Erven Ávila – Departamento de Nutrição do Instituto do Coração (INCOR)


alimentação saudável seminário temático -



Segurança dos alimentos: ocorrência e controle de doenças transmitidas por água e outros alimentos Maria Bernadete de Paula Eduardo – Dir.da Div. De doenças de Transmissão Hídrica – Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” Coordenador de Controle de Doenças /SES/SP


Palestra Seg_Alim_DDTHA_out_09 para CD -



Consumo de alimentos de risco e proteção para doenças cardiovasculares entre os funcionários públicos estaduais do município de São Paulo - Boas Práticas de Alimentação Saudável na Administração Pública Dra. Africa Isabel de La Cruz Perez Neumann Centro de Vigilância Epidemiológica “Professor Alendre Vranjac”- Coordenadoria de Conntrole de Doenças SES/SP


mix -

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Internacional da Terceira Idade

O Brasil está envelhecendo. A cada dia aumenta o número de cidadãos preocupados com a saúde física, mental e cultural do idoso, reivindicando mais espaço na sociedade. Por outro lado, as transformações advindas do avanço tecnológico trouxeram uma expectativa de vida superior áquela esperada por muitos.

Deste modo, cada vez mais os idosos passam a somar uma porcentagem ainda maior, representando uma parcela significativa da população e necessitando manter o seu espaço.A população assiste estas transformações, porém as autoridades não se preocupam com a defesa e o bem estar das pessoas com mais idade.

Surgem legislações que buscam modificar a base da sociedade e, dentre estas, o Estatuto do Idoso, resultado das mudanças históricas, políticas e sociais que o Brasil vem atravessando e que exalta as conquistas almejadas e, por muitos, esquecidas.

É necessário ter em mente que devemos possuir a capacidade de integrar esta camada da sociedade, ou seja, o idoso, no sistema social, não só valorizando conquistas de direitos e, sim, elaborando mecanismos de controle que garantam a sua aplicação.

O processo de envelhecimento ocorre de maneira diferente para cada pessoa, pois depende de seu ritmo, época da vida, entre outros fatores, não se caracterizando um período só de perdas e limitações e sim, um estado de espírito decorrente da maneira como a sociedade e o próprio indivíduo concebem esta etapa da vida.




Ações do mês de Setembro/2009

Finalizamos o mês de Setembro com várias ações visando o bem estar dos nossos servidores da Administração Penitenciária, entre elas, destacamos:

• 10,11 e 14 - Palestra da Cipa aos servidores da Penitenciária de Ribeirão Preto – CRNOROESTE



21,22 e 23 – SIPAT Integrada das unidades de São José do Rio Preto – CROESTE



17,18 – Workshop aos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária – CRC



17,18,25 e 29 – Palestra aos servidores sobre Direção Defensiva para motociclistas. – CRC



28,29 e 30 - SIPAT da P1 de Sorocaba – CRC



28 – Caminhada da Saúde no Complexo Penitenciário de Hortolândia



Agradecemos a participação de todos os servidores da SAP nas atividades acima descritas, onde visaram a qualidade de vida e o bem estar de nossos funcionários.

Workshop aos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária

“Integração e Motivação para o trabalho dos AEVP's”




A Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central em parceria com as CIPAs das Unidades Prisionais do Complexo Campinas-Hortolândia e a Penitenciaria Feminina Campinas realizou Workshop para os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária da Unidades Região Central, onde compareceram no total de 198 servidores desta categoria.

O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro das 08:30 as 17:00 horas em Campinas/SP e teve como objetivo a Integração e Motivação e Troca de Experiências entre os AEVPs.


A atividade faz parte do programa de valorização profissional e contou com palestras de vários temas, ministradas pelos profissionais da Secretária da Administração Penitenciária e convidados:


- Incidente e Acidentes com armas de fogo e uso de colete balístico com o Sargento PM Cezar – 48° BPM Sumaré

- Direção Defensiva para Motociclistas com o Cícero Casemiro(ASP)

- Praticas Operacionais dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária com Marcelo Pereira e o Fabio da Silva (AEVP’s)


- Motivando com Criatividade com Paulo dos Santos(ASP)

- Sistema Prisional com o Coordenador C.R.C - Dr. José Reinaldo da Silva

- Atividades de Motivação Laboral com a Aparecida Frederici (ASP)

- Dinâmica de Integração com a Graziela Kleinas (Psicóloga)

Agradecemos a todo(a)s servidores(as) que contribuíram para o sucesso de mais um evento realizado pelos servidores da Administração Penitenciária, visando o bem estar e qualificação do servidor.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Semana Nacional do Trânsito - 2009


Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP



Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP



Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP



Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Semana Nacional de Trânsito 2009

Continuando o assunto sobre trânsito, abaixo dois vídeos que demonstram, duas problemáticas atuais em nossas ruas, avenidas, rodovias:


Ache outros vídeos como este em nosGov



Ache outros vídeos como este em CIPA - SAP


Precisamos refletir e debater sobre o assunto.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Semana Nacional de Trânsito 2009

Atualmente, as mortes no trânsito não acontecem somente em função dos acidentes. Muitas pessoas já foram vítimas fatais em decorrência de brigas e discussões. Estas mortes não são computadas nos levantamentos estatísticos realizados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mas têm acontecido com frequência.
Não bastassem a imprudência, a imperícia e a negligência humanas, principais fatores responsáveis pela ocorrência de, aproximadamente, 35 mil mortes anuais por acidentes de trânsito, há também o que se pode denominar de crise ética em nossa sociedade.
Crise esta manifestada em cenas de agressão e de violência no trânsito, estampadas diariamente nas manchetes dos jornais em todo o país. Portanto, não se pode mais pensar em acidentes de trânsito como fatos naturais ou algo do destino.
Os acidentes não precisam ocorrer e podem ser evitados a partir de medidas que tenham por objetivo incentivar a aquisição de valores e posturas voltados ao bem comum. Isto porque o trânsito intervém visivelmente na ordenação e na organização dos lugares, nos estilos arquitetônicos, nas estruturas urbanas, nas vias de transporte, etc. Porém, o que o torna ainda mais extraordinário é a sua capacidade de transformar os indivíduos em seres coletivos que compartilham o mesmo espaço: o espaço público.
E para compartilhar o espaço público é imprescindível que as pessoas aprendam a conviver; aprendam a pensar de forma coletiva, em favor do bem comum. Assim, é de fundamental importância que os órgãos e entidades do SNT empreendam esforços no sentido de executar ações voltadas à educação. E fazer educação para o trânsito exige a implementação de projetos e programas comprometidos com informações, mas, sobretudo, com valores ligados à cidadania. Fundamentar a educação de trânsito em valores é um desafio; um compromisso a ser assumido por todos os profissionais da área.
Por este motivo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu 2009 como o ano da EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO. Embora abrangente, o tema EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO possibilitará que os órgãos e entidades do SNT trabalhem no sentido de promover, à população em geral, iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade, amizade, entre outros tão importantes ao trânsito seguro e harmônico. Por outro lado, este tema, certamente, chamará a atenção das escolas de ensino regular para a importância da implementação de atividades relacionadas ao trânsito em sala de aula, reforçando e fortalecendo o trabalho desenvolvido pelas coordenações de educação, obrigatórias em todos os órgãos e entidades do SNT, conforme dispõe o § 1º do Artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os recursos educativos e as peças publicitárias produzidas por ocasião da Semana Nacional de Trânsito, deverão transcender a mera apresentação de regras e normas, oportunizando a reflexão sobre o comportamento das pessoas no trânsito. Não para sentenciar culpas, mas para construir uma nova cultura, ancorada em princípios éticos e de cidadania.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

1ª Conferência Nacional de Segurança Pública

Conseg
View more documents from cipasap.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Prevenção do Câncer de Próstata

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

III - Workshop ao Grupo de Acolhimento



A Coordenadoria Central realizou em parceria com a PUC – Campinas nos dias 10, 13, 17 e 20/08/2009, o III – Workshop – “Motivação, Acolhimento e Acolher” de capacitação da equipe multidisciplinar para o acolhimento e escuta em Situação de Risco.

Durante esta oficina, onde participaram de atividades visando conhecer as Práticas de Acolhimento, Ética, Trabalho em equipe e Escuta qualificada.


Parceria entre PUC / Campinas e Coordenadoria Central



As estagiárias de Psicologia da PUC / Campinas – Luara Soares e Mariana Lorensini juntamente com os servidores Paulo, Ronie e Graziela, conduziram os participantes nas dinâmicas, debates, reflexões sobre futuras ações do grupo de Acolhimento que foi formado pelos servidores da Administração Penitenciária.

Tivemos a presença do Pastor Tiago preferindo uma palestra sobre Motivação, Situação de Crise e Estresse no Trabalho de Equipe aos integrantes do Grupo de Acolhimento.


Palestra do Pastor Tiago



Este evento faz parte do projeto de Qualificação e Valorização de Equipes, na qual esta coordenadoria está investindo os nossos servidores.




Servidores do Grupo de Acolhimento

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Prevenção do Câncer de Mama

O que é Câncer de Mama?

O câncer de mama propriamente dito é um tumor maligno. Isso quer dizer que o câncer de mama é originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células, que formam um tumor. O tumor é chamado de maligno quando suas células tem a capacidade de originar metástases, ou seja, invadir outras células sadias à sua volta. Se estas células chamadas malignas caírem na circulação sangüínea, podem chegar a outras partes do corpo, invadindo outras células sadias e originando novos tumores.

Já os tumores chamados benignos não possuem essa capacidade. Eles possuem um crescimento mais lento, não ultrapassando um certo tamanho, além de não se espalharem por outros órgãos. Também são comuns na região das mamas. Inclusive, a maioria dos nódulos que aparecem nessa região são tumores benignos, como os cistos e os fibroadenomas, por exemplo. Os cistos são nódulos dolorosos e aumentam antes da menstruação. Os fibroadenomas não se transformam em câncer, e, se necessário, podem ser facilmente retirados através de uma pequena cirurgia, geralmente feita com anestesia local. Os tumores benignos não se transformam em câncer.

A grande preocupação, portanto, é com os tumores malignos, como o câncer de mama, que crescem rapidamente e sem dor. Devem ser diagnosticados o mais rápido possível para evitar a perda da mama ou mesmo lesões maiores.

O melhor meio para se diagnosticar o câncer de mama é a mamografia, que é capaz de detectar o tumor antes mesmo que ele se torne palpável. Quando o diagnóstico é feito dessa forma, ainda no início da formação do tumor, as chances de cura se tornam muito maiores, descartando a necessidade de retirada da mama para o tratamento. Apesar de ser um método eficaz, a mamografia não descarta o auto-exame e o exame feito pelo ginecologista ou mastologista, já que alguns nódulos, apesar de palpáveis, não são detectados pela mamografia.

O auto-exame é um método de diagnóstico onde a própria mulher faz um exame visual e de palpação na mama em frente a um espelho. Este exame deve ser feito aproximadamente sete dias após cada menstruação ou, se a mulher não menstrua mais, pelo menos uma vez por mês em qualquer época.

Lembre-se: Homens também podem apresentar câncer de mama.

Abaixo algumas leis que podem ser úteis:

· Lei 11664/08 - Garante a Mamografia às mulheres a apartir de 40 anos pelo SUS: Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

· Lei 8922/94 - Saque do FGTS e PIS: Portador de Câncer ou possuidor de dependente (junto ao INSS ou Imposto de Renda) igualmente possuidor, poderá sacar o FGTS e PIS.

· Lei 9797/99 - Reconstrução Mamária pelo SUS: Dispõe sobre a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pela rede de unidade integrada do Sistema Único de Saúde - SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.



domingo, 9 de agosto de 2009

Felis Dia dos Pais




















Esta é uma pequena homenagem ao pais do sistema prisional, parabéns neste dia.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009




No dia 7 de agosto, o Estado de São Paulo dará um importante passo em defesa da saúde pública. Com a entrada em vigor da nova legislação antifumo, fica proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. 

Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco.

A nova lei restringe, mas não proíbe o ato de fumar. O cigarro continua autorizado dentro das residências, das vias públicas e em áreas ao ar livre. Estádios de futebol também estão liberados, assim como quartos de hotéis e pousadas, desde que estejam ocupados por hóspedes.

 A responsabilidade por garantir que os ambientes estejam livres de tabaco será dos proprietários dos estabelecimentos. Os fumantes não serão alvo da fiscalização.

A medida acompanha uma tendência internacional de restrição ao fumo, já adotada em cidades como Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires. Inúmeros estudos realizados comprovaram os males do cigarro não apenas para quem fuma, mas também para aqueles que se vêem expostos à fumaça do cigarro. É principalmente a saúde do fumante passivo que a nova lei busca proteger. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo.

Em caso de desrespeito à lei, o estabelecimento receberá multa, que será dobrada em caso de reincidência. Se o estabelecimento for flagrado uma terceira vez, será interditado por 48 horas. E, em caso de nova reincidência, a interdição será de 30 dias.

Ao proibir que se fume em ambientes fechados de uso coletivo, a lei antifumo estabelece uma mudança de comportamento com reflexos diretos na saúde pública. Mudança que será estimulada por campanhas educativas e fiscalizada pelo poder público. E que terá na colaboração da população uma de suas principais armas.

Aviso para Estabelecimento: O aviso deverá ter 25 cm de largura por 20 cm de altura. Em todos os casos, as cores e proporções dos modelos deverão ser mantidas. Clique aqui para visualizar.

Aviso para Veículos de transporte coletivo, táxis e viaturas oficiais: O aviso deverá ter 10 cm de largura por 7 cm de altura. Em todos os casos, as cores e proporções dos modelos deverão ser mantidas. Clique aqui para visualizar.

Maiores informações acessar em http://www.leiantifumo.sp.gov.br

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Encontro Técnico entre CIPA e G.A.




A Coordenadoria de Unidade Prisionais da Região Central do Estado promoveu no mês passado, o Encontro Técnico com os representantes da CIPA e GRUPO DE ACOLHIMENTO.

Os encontros foram realizados nos dias 21, 22 e 23 de julho com os representantes da CIPA e do G.A. das três regiões (Campinas, Casa Branca e Itapetininga), que além da integração e troca de experiências, visou principalmente, as ações realizadas no 1º semestre 2009, e planejamento das ações para o 2º semestre de 2009.

Segundo os participantes:

“O encontro foi motivador e ADAPTADO A REALIDADE PRISIONAL, a EXPERIÊNCIA foi atingida, as DÚVIDAS foram ESCLARECIDAS PODENDO HAVER UM ENTENDIMENTO REAL do que é CIPA/ G.A, reforçando-se o fato de que os mesmos devem TRABALHAR INTEGRADOS.

O ENCONTRO veio MOSTRAR e REGISTRAR as ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. É o ESPAÇO onde VALORES são AGREGADOS, as IDÉIAS são RENOVADAS, há promoção de INTERAÇÃO, FORTALECIMENTO do ESPÍRITO DE EQUIPE e da capacidade de LIBERAÇÃO.

Ele funciona como COMBUSTÍVEL, fortalecendo a VONTADE DE TRABALHAR MAIS e se preparar para o FUTURO onde será feito MUITO MAIS, pois AQUELE QUE FAZ A DIFERENÇA ATRAVÉS DE AÇÕES E ATITUDES MERECE O MELHOR DA VIDA.”

 Parabéns para todos servidores envolvidos neste encontro.

 Fonte: Assessoria da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Central

quarta-feira, 29 de julho de 2009

CIPA do CDP de Diadema toma posse

A nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema já está em plena atividade. Os atuais membros foram eleitos no último dia 30/06 e a nova diretoria tomou posse, tendo Vera Lúcia Morales como presidente; Valter Oliveira, vice-presidente; Luis Ernesto Mendes Alves, secretário e Valdir Sales Rodrigues Júnior, secretário substituto. Os suplentes são Sueli Aparecida de Oliveira, Ana Carolina Caltabian, Silvio André Siqueira e Maria de Lourdes Buccini.

O pleito que elegeu os novos representantes aconteceu em dois dias (29 e 30/06), para contemplar funcionários de todos os plantões. A cerimônia de posse aconteceu após a apuração dos votos, na própria unidade, e contou com a presença de cerca de 30 pessoas, entre cipeiros, diretores e demais servidores.

Fonte: Assessoria de Imprensa - SAP

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gripe Influenza A - H1N1 - Documentos oficiais

Abaixo alguns documentos oficiais, que poderão ser utéis nas ações contra a disseminação da gripe Influenza A - H1N1:



Recomendações do Ministério da Saúde aos serviços de saúde;

Recomendações do Ministério da Saúde aos viajantes;

Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza – Versão II . (Atualizado em 15.07.2009);

Protocolo de notificação e investigação de casos. (Atualizado em 05.06.2009);

Protocolo para Enfrentamento da Influenza A (H1N1) em Portos, Aeroportos e Fronteiras (Atualizado em 09.07.2009);

Plano de Contigência Brasileiro para uma possível Pandemia;

Lista de Hospitais de Referência para Pandemis de Influenza;

Mais informações no Youtube;

Mais informações no Twitter;

Mais informações no Orkut;

Fonte: Ministério da Saúde



Gripe Influenza A - H1N1

Conheçendo mais um pouco sobre esta nova gripe:


Ache outros vídeos como este em nosGov


Formas de Contágio da gripe Influenza A - H1N1:


Ache outros vídeos como este em nosGov


Higienização das mãos:

Ache outros vídeos como este em nosGov


Coleta de material para diagnosticação da gripe Influenza A- H1N1:

Ache outros vídeos como este em nosGov


Utilização do EPI obrigatório:

Ache outros vídeos como este em nosGov