quarta-feira, 29 de julho de 2009

CIPA do CDP de Diadema toma posse

A nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema já está em plena atividade. Os atuais membros foram eleitos no último dia 30/06 e a nova diretoria tomou posse, tendo Vera Lúcia Morales como presidente; Valter Oliveira, vice-presidente; Luis Ernesto Mendes Alves, secretário e Valdir Sales Rodrigues Júnior, secretário substituto. Os suplentes são Sueli Aparecida de Oliveira, Ana Carolina Caltabian, Silvio André Siqueira e Maria de Lourdes Buccini.

O pleito que elegeu os novos representantes aconteceu em dois dias (29 e 30/06), para contemplar funcionários de todos os plantões. A cerimônia de posse aconteceu após a apuração dos votos, na própria unidade, e contou com a presença de cerca de 30 pessoas, entre cipeiros, diretores e demais servidores.

Fonte: Assessoria de Imprensa - SAP

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gripe Influenza A - H1N1 - Documentos oficiais

Abaixo alguns documentos oficiais, que poderão ser utéis nas ações contra a disseminação da gripe Influenza A - H1N1:



Recomendações do Ministério da Saúde aos serviços de saúde;

Recomendações do Ministério da Saúde aos viajantes;

Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza – Versão II . (Atualizado em 15.07.2009);

Protocolo de notificação e investigação de casos. (Atualizado em 05.06.2009);

Protocolo para Enfrentamento da Influenza A (H1N1) em Portos, Aeroportos e Fronteiras (Atualizado em 09.07.2009);

Plano de Contigência Brasileiro para uma possível Pandemia;

Lista de Hospitais de Referência para Pandemis de Influenza;

Mais informações no Youtube;

Mais informações no Twitter;

Mais informações no Orkut;

Fonte: Ministério da Saúde



Gripe Influenza A - H1N1

Conheçendo mais um pouco sobre esta nova gripe:


Ache outros vídeos como este em nosGov


Formas de Contágio da gripe Influenza A - H1N1:


Ache outros vídeos como este em nosGov


Higienização das mãos:

Ache outros vídeos como este em nosGov


Coleta de material para diagnosticação da gripe Influenza A- H1N1:

Ache outros vídeos como este em nosGov


Utilização do EPI obrigatório:

Ache outros vídeos como este em nosGov

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Gripe Influenza A (H1N1) - Materiais Informativo

O Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor - Programa Prevenir Iamspe, em conjunto com o Serviço de Moléstias Infecciosas do HSPE, elaborou cartaz e folhetos informativos sobre os cuidados necessários entre a população para evitar o contágio pela nova gripe - Influenza A(H1N1) - bem como os sintomas e medidas preventivas.

O material segue as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está dirigido ao público que por ventura esteja voltando de viagens internacionais e às pessoas em geral.


Possui um folheto que é específico e detalha os cuidados que a pessoa deve ter no próprio domicílio, ou ainda, na situação de ser responsável por cuidar de crianças em creches e nos casos de se lidar com gestantes, parturientes e recém-nascidos.



Para acessar os folhetos é só clicar abaixo:

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Unidades SAP apóiam Lei Antifumo


CRs aproveitaram a lei para intensificar ações de combate ao tabagismo

Bem antes da publicação da lei antifumo (Lei Estadual nº 13.541, de 07/05/2009), as unidades prisionais da SAP já vinham realizando uma série de ações para conscientizar reeducandos e funcionários sobre os males do vício.

Embora os estabelecimentos prisionais estejam entre os poucos locais liberados para fumantes, a direção dos presídios, em conjunto com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) locais, estão aproveitando a repercussão da lei para discutir e orientar quem tiver interesse em parar. Exemplo disso são os Centros de Ressocialização (CRs) de Limeira, Marília e Araçatuba, que realizaram recentemente palestras sobre o assunto.

No CR de Limeira foi ministrada a palestra “Combate ao tabagismo”, no dia 25/06/2009, pelo pneumologista Dr. Danilo Gullo Ferreira. Em sua exposição, além de tratar sobre os danos, o médico deu dicas de tratamentos. A palestra foi bem didática, com a participação de 100 reeducandos e 10 funcionários, sendo realizada pela CIPA local com apoio da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Limeira.

No CR de Araçatuba a palestra foi proferida pela Chefe de Serviço da Vigilância Sanitária do município e educadora em Saúde Pública, Ana Claudia Gomes da Rocha, no dia 05/06/2009 e contou com a presença de 200 reeducandos e 40 funcionários. A palestra foi uma iniciativa conjunta da CIPA, do Grupo de Acolhimento e da direção da unidade, com organização da Coordenadora de atividades na área de educação da unidade, professora Osmarina Aparecida Silvério Renzi.
No CR de Marília, a ênfase da palestra intitulada “Tabagismo - Drogas e Cigarro” foi nas consequências do vício para os fumantes passivos e ativos. A atividade foi realizada no dia 21/05/2009 e foi proferida pelo professor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) nas unidades de Garça e de Marília José Antonio Poletto Filho. Assistiram à palestra 105 reeducandos, além dos monitores da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP) e funcionários da unidade.

Na avaliação das CIPAS dos CRs, as iniciativas obtiveram pleno êxito na conscientização sobre a possibilidade de parar com o vício, através do tratamento correto e da força de vontade de cada indivíduo. Afinal, nos dizeres do pneumologista Danilo Gullo Ferreira, o tabagismo é uma “doença transmitida através da propaganda”.

Fonte:  Assessoria de Imprensa -  SAP


Agentes de saúde da SAP passam por capacitação


A atualização de seu corpo funcional é uma constante preocupação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Quando se trata dos funcionários que trabalham na saúde, essa preocupação é vital para garantir o melhor atendimento aos reeducandos e pacientes sob custódia da SAP.

Para isso, a Coordenadoria de Saúde (CS) da pasta e a Escola da Administração Penitenciária (EAP) promovem o Curso de Qualificação Profissional de Agentes Promotores de Saúde. A primeira turma, composta por 22 profissionais dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs) de Franco da Rocha I e II, teve início no dia 23/06 e já concluiu a etapa teórica. Hoje, dia 15/07, começa a segunda turma dos HCTPs de Franco da Rocha. São cinco módulos, sendo 95 destinadas à teoria e 20 horas de prática supervisionada, somando 115 horas/aula.

O projeto pedagógico é da CS e contou com a colaboração do Laboratório de Saúde Mental Coletiva da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Por ser uma capacitação multidisciplinar, os professores são da Faculdade de Saúde Pública, da Defensoria Pública e Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, além de docentes do Centro Formador de Pessoal para a Saúde - Franco da Rocha (Escola Técnica do SUS).

O objetivo do curso é ampliar as ações de saúde, contribuindo para a melhora de sua qualidade e introduzindo uma nova dinâmica de atuação, com ênfase na comunicação e na educação junto à população prisional ou sob medida de segurança.

Por conta do perfil da primeira turma, as disciplinas dessa vez deram mais ênfase à reforma psiquiátrica e outras questões específicas referentes à saúde mental. Para as outras turmas, compostas por agentes de saúde de outros tipos de unidades prisionais, a composição do curso será mais geral, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Fonte: Assessoria de Imprensa - SAP