segunda-feira, 20 de julho de 2009

Agentes de saúde da SAP passam por capacitação


A atualização de seu corpo funcional é uma constante preocupação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Quando se trata dos funcionários que trabalham na saúde, essa preocupação é vital para garantir o melhor atendimento aos reeducandos e pacientes sob custódia da SAP.

Para isso, a Coordenadoria de Saúde (CS) da pasta e a Escola da Administração Penitenciária (EAP) promovem o Curso de Qualificação Profissional de Agentes Promotores de Saúde. A primeira turma, composta por 22 profissionais dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTPs) de Franco da Rocha I e II, teve início no dia 23/06 e já concluiu a etapa teórica. Hoje, dia 15/07, começa a segunda turma dos HCTPs de Franco da Rocha. São cinco módulos, sendo 95 destinadas à teoria e 20 horas de prática supervisionada, somando 115 horas/aula.

O projeto pedagógico é da CS e contou com a colaboração do Laboratório de Saúde Mental Coletiva da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Por ser uma capacitação multidisciplinar, os professores são da Faculdade de Saúde Pública, da Defensoria Pública e Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, além de docentes do Centro Formador de Pessoal para a Saúde - Franco da Rocha (Escola Técnica do SUS).

O objetivo do curso é ampliar as ações de saúde, contribuindo para a melhora de sua qualidade e introduzindo uma nova dinâmica de atuação, com ênfase na comunicação e na educação junto à população prisional ou sob medida de segurança.

Por conta do perfil da primeira turma, as disciplinas dessa vez deram mais ênfase à reforma psiquiátrica e outras questões específicas referentes à saúde mental. Para as outras turmas, compostas por agentes de saúde de outros tipos de unidades prisionais, a composição do curso será mais geral, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Fonte: Assessoria de Imprensa - SAP 

0 comentários: