sábado, 16 de janeiro de 2010

CIPA da Penitenciária de Ribeirão Preto e suas ações em 2009

Os integrantes da CIPA da Penitenciária de Ribeirão Preto, dando continuidade aos projetos junto aos funcionários, organizaram no período de 23 a 27 de novembro de 2009, a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Qualidade de Vida.
Foi uma semana cheia de eventos, palestras e de muita descontração entre todos os funcionários. Na abertura do dia 23/11, houve a apresentação do grupo musical “No Ritmo da Lata”, com as crianças da ONG “Projeto Criança Feliz”, onde as crianças emocionaram os funcionários presentes com a batida dos seus instrumentos de percussão, depois da apresentação foi servido um delicioso café da manhã na quadra de esportes da Unidade para as crianças e todos os presentes. Ainda houve a distribuição de caixinhas de leite que foram arrecadados pelos funcionários para doarem a ONG que cuida das crianças.

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a palestra com o Grupo de Intervenções Rápidas (GIR) de Itirapina, onde os integrantes do grupo discorreram sobre as principais atividades realizadas por eles, falaram como é formado um GIR, uma Célula de Intervenções Rápidas (CIR) e, ainda, fizeram apresentação dos armamentos utilizados nas operações, houve uma grande participação de funcionários na apresentação.

No dia 24/11, houve um delicioso café da manhã para os plantões noturno e diurno, com diversas frutas, sucos, queijos, bolos, pão, café e leite, após houve a palestra com o tema “Qualidade de Vida e Terapia Laboral” com o Agente de Segurança Penitenciária e Fisioterapeuta, Jefferson Nascimento Cruz, onde ele explicou para os presentes o que seria a Terapia Laboral, qual a importância de ser implantada dentro de uma empresa e, após, convidou os participantes para fazerem alguns exercícios de alongamentos e relaxamento, foi um momento de muita descontração entre os funcionários. No final da tarde iniciou o Campeonato Relâmpago de Futebol, que foi disputadíssimo!



No dia 26/11, no período da manhã houve a palestra com a Nutricionista Regina, da Diretoria Regional de Saúde (DRS), de Ribeirão Preto, onde ela discorreu sobre boa alimentação, qualidade de vida, deu dicas de como se alimentar bem e quais os melhores alimentos, houve um amplo debate com os participantes, muitos trouxeram vários mitos e a Nutricionista foi desmistificando muitas informações que eles acreditavam. No período da tarde foram distribuídos sorvetes para todos os funcionários e, após, continuou o campeonato de futebol.

No dia 27/11, no período da manhã houve a palestra com o Técnico de Segurança do Trabalho e Educador Físico, Pérsio, do Hospital Santa Tereza, de Ribeirão Preto, onde o mesmo discorreu sobre práticas de exercícios físicos e qualidade de vida, no final ele convidou os participantes para fazer alongamentos, houve muita descontração nesse momento. No período da tarde foram distribuídos sorvetes para todos os funcionários e, após, houve a grande final do campeonato de futebol, a disputa foi entre o time dos ASPs e AEVPs, os ASPs ganharam o campeonato e depois houve a confraternização final, que foi realizada no Clube Ipanema, de Ribeirão Preto.



Fonte: Alexandre Simão - Secretário da CIPA da Penitenciária de Ribeirão Preto

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Palestra de Sensibilização para a Renovação da CIPA - 2010

A Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho - Reg. Noroeste realizou com o envolvimento da Comissão Interna de Prevenção de Acidente - CIPA e de todas as Diretorias, nos dias 06 e 07 de janeiro de 2010, Palestra de Sensibilização para a Renovação da CIPA / 2010.

A palestra para os servidores, os quais ficaram com a responsabilidade de serem agentes multiplicadores nos seus respectivos setores de trabalho, foi conduzida pelo Agente de Segurança Penitenciária e Técnico em Segurança do Trabalho, Paulo dos Santos, que é atualmente Coordenador das Ações Regionais de Promoção e da Qualidade de Vida e de Saúde dos Servidores da Região Central.



O evento demostrou a importância da interações entre servidores de diferentes coordenadorias, ocorrendo troca de experiências e vivências entre unidades prisionais.