quarta-feira, 24 de junho de 2009

Qualidade de vida é tema de atividades na PI de Martinópolis



O mês de maio foi marcado na Penitenciária de Martinópolis pela realização da III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPAT 2009, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade. Este ano o tema “Buscando Qualidade de Vida com Excelência” foi abordado em palestras e exercícios laborais.
O evento ocorreu no refeitório da penitenciária, com o apoio da direção do estabelecimento e contou com a participação de aproximadamente 46 funcionários por palestra.

O objetivo do tema foi mostrar a importância da busca pela qualidade de vida para os funcionários do sistema prisional e chamar a atenção para a conquista da excelência profissional, o que, ao final, tende a melhorar as relações interpessoais no trabalho e no convívio social.

As palestras realizadas no evento foram: “Consciência corporal e consciência de si”, ministrada pela professora de educação física da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente, Dulce Cintra; “Aprendendo a lidar com o estresse através do relaxamento”, pela psicóloga da clínica Evoluir de Presidente Prudente, Zilda Rodrigues; “Processos de prevenção à Tuberculose e o Acolhimento Humanizado”, pelo Professor Doutor Décio Gomes de Oliveira, da Unoeste; “Resiliência” (Capacidade de superar e se recuperar de adversidades), pelo Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Sérgio Passarelli; “Oficina de relacionamento: possibilidades e limites”, pela psicóloga pedagoga do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Maisa Colombo; “Buscando Qualidade de Vida Sem Acidentes” pelos ASPs Marco Antônio Sartori e Paulo Roberto Nascimento (ambos secretários da CIPA).

O Grupo de Violinos do Espaço Cidadão de Martinópolis fez uma apresentação especial para os funcionários da penitenciária, que participaram do III SIPAT.

Parceiros do evento:
Unoeste (Presidente Prudente);
Programa UNOESTE Inclusiva;
Clinica Evoluir de Psicologia (Presidente Prudente);
Bem Estar Social (Presidente Venceslau) e Espaço Cidadão de Martinópolis.

Fonte: http://www.sap.sp.gov.br/

Programa Prevenir

O Programa Prevenir é uma iniciativa do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).
Foi implantado em 1998 e tem como meta estratégica a reorganização da atenção básica à saúde dos contribuintes do Instituto, inserindo a promoção à saúde e a prevenção de doenças no modelo de assistência oferecido pelo IAMSPE em todo o Estado.
O Prevenir tem como diretrizes: disponibilizar ações de prevenção e controle de doenças no local de trabalho, priorizando ações educativas e o auto-conhecimento da situação de saúde como estratégia facilitadora para a implantação das referidas ações.
Estimula a prevenção de doenças através de práticas saudáveis, como atividade física e alimentação adequada, além de campanhas temáticas.
Tem como objetivo geral reduzir a morbidade e a mortalidade por doenças cardiovasculares e imuno…preveníveis, diabetes e câncer entre os servidores públicos do Estado de São Paulo.