segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial'




A ONU instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória ao massacre ocorrido em 1960, em Sharpeville, na África do Sul.

Naquela ocasião, 69 pessoas foram executadas pela polícia durante uma manifestação pacífica contra as leis de segregação racial impostas aos negros e negras sul-africanos. O massacre chamou a atenção de todo o mundo para a política de segregação racial do Apartheid.

O episódio de Sharpeville ajudou a acelerar o processo de elaboração e aprovação da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, que já estava em curso desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Em 1965, cinco anos após o massacre, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotava a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial. Com isso, pela primeira vez, países no mundo reconheciam formalmente a discriminação racial e étnica como um obstáculo ao desenvolvimento humano e sua incompatibilidade com ideais de democracia.

O Brasil é signatário desde 1968 da Convenção e obteve importantes avanços. No entanto, a discriminação racial ainda persiste no cotidiano das crianças e suas famílias e se reflete nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos.
Vamos, juntos, continuar atuando para garantir um mundo sem discriminação racial!

Maiores informações acessar o link: http://www.cipasap.ning.com

0 comentários: